Arraiá do Mochilão, Iaçu - Ba |
Ô trem bão é o São João! Muita comida, muita festa, época de rever os amigos e se divertir!
Aqui no Brasil, as festas juninas são tradição há muito tempo. Foi trazida ao Brasil pelos portugueses ainda no período colonial. No nordeste principalmente, a tradição dessas comemorações é muito forte.
Bem, as quadrilhas, muita gente já sabe do que se trata, mas de onde vieram? Por que são como são?
Arraiá do Mochilão 2013, Iaçu - Ba |
A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.
Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes.
“O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro.
Arraiá do Mochilão 2013, Iaçu - Ba |
A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecede a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos.
A quadrilha evolui em duplas ao som do forró e pode alternar entre fandangos, catiras e valsas. Os dançarinos utilizam uma vestimenta característica dos caipiras, com chapéus de palha, vestidos de chita e camisas xadrez.
Arraiá do Mochilão 2013, Iaçu - Ba |
"Mais do que arte e dança, a quadrilha junina é uma expressão da cultura popular. E quem se dispõe a desenvolvê-la, acaba perpetuando a tradição de origem francesa."
- Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. O abrasileiramento de termos franceses deram origem, por exemplo, ao saruê (Soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant - para frente).
E como de costume, divirtam-se com um vídeo da quadrilha junina Raio de Sol, achei ele legal porque mostra desde o inicio todo o teatro de uma quadrilha, além dos bailarinos execultarem a coreografia super em harmonia, vale a pena conferir :)
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=G-9xPRQrr4w&hd=1
Fontes: