quarta-feira, 26 de junho de 2013

Festa Junina: Quadrilha

Arraiá do Mochilão, Iaçu - Ba

Ô trem bão é o São João! Muita comida, muita festa, época de rever os amigos e se divertir!


Aqui no Brasil, as festas juninas são tradição há muito tempo. Foi trazida ao Brasil pelos portugueses ainda no período colonial. No nordeste principalmente, a tradição dessas comemorações é muito forte.


Mas além das comidas típicas e das roupas caipiras, a festa junina traz consigo uma marca: os arraiás! Por sua vez, os arraiás juninos trazem consigo 2 marcas registradas: o forró e as quadrilhas! Seja um forrozinho pé de serra ou algum mais alternativo, não existe festa junina sem esse ritmo. E as danças dessa época são marcadas pela interpretação desse estilo musical.

Bem, as quadrilhas, muita gente já sabe do que se trata, mas de onde vieram? Por que são como são? 


Arraiá do Mochilão 2013, Iaçu - Ba


A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.
Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes. 

“O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro. 

Arraiá do Mochilão 2013, Iaçu - Ba

A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecede a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos.

A quadrilha evolui em duplas ao som do forró e pode alternar entre fandangos, catiras e valsas. Os dançarinos utilizam uma vestimenta característica dos caipiras, com chapéus de palha, vestidos de chita e camisas xadrez.

Arraiá do Mochilão 2013, Iaçu - Ba

"Mais do que arte e dança, a quadrilha junina é uma expressão da cultura popular. E quem se dispõe a desenvolvê-la, acaba perpetuando a tradição de origem francesa." 

Curiosidades: 
- Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. O abrasileiramento de termos franceses deram origem, por exemplo, ao saruê (Soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant - para frente).

E como de costume, divirtam-se com um vídeo da quadrilha junina Raio de Sol, achei ele legal porque mostra desde o inicio todo o teatro de uma quadrilha, além dos bailarinos execultarem a coreografia super em harmonia, vale a pena conferir :)

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=G-9xPRQrr4w&hd=1

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário